Treinamento em Mediação para Advogados

Ainda sobre o treinamento de Seniores …

Explicar o que é Mediação Privada, seus modelos e formatos de conduzir os diálogos, já é difícil para o público comum, imaginem para advogados contenciosos “sêniores” que há mais de 40 anos só ouvem as partes para articular defesa e resposta a cada item.

Agarrar essa atenção dos executivos “sêniores” quando você apresenta é fundamental para o sucesso da apresentação.

Líderes seniores estão entre o público mais difícil e impaciente. Eles estão incrivelmente ocupados para sentar e ouvir algo, exceto seus netinhos brincando, ainda mais para uma longa apresentação mesmo que com um excelente desfecho. Muitas vezes eles vão apenas interromper o apresentador antes de terminar.

Lição dada, lição aprendida – fui eu explicar o que é mediação privada a um contencioso sênior “nato” que disputava com o ascensorista do elevador do fórum sobre a ordem de entrada no elevador, trazendo princípios constitucionais lá nos idos de 1990.

Veja como você pode ganhar seu apoio:

Resumir “na frente”, ou seja, antecipe as conclusões. Geralmente o resumo é uma recolocação dos principais pontos no final da apresentação, nesse caso não.

Feito o resumo nos primeiros slides do deck, conduza-a com toda a informação que seu público (especial) realmente se preocupa e se interessa: achados, conclusões e recomendações específicas. Em seguida, passe para dados de suporte, gráficos e estatísticas, sutilezas e outros materiais. Mas sempre coloque uma breve visão geral dos pontos-chave antecipados, nos primeiros slides  e use o resto do deck como um apêndice.
Definir expectativas. Deixe-os saber que você gastará os primeiros minutos em seu sumário e terão intervalos entre blocos de slides para discussão e depois abertura de debates ao final do deck.

Mesmo os executivos mais impacientes serão mais propensos a deixá-lo passar por seus principais pontos ininterruptos, se eles entenderem que terão tempo para seus questionamentos em breve.

 

 

Anúncios

Seu comentário sincero sempre será muito bem vindo, mas sempre não é todo dia...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s