Dizer “não” é fundamental ao mediador – coach em mediação e arbitragem

Nós do Instituto de Negociação Ananda Maya, no último programa de modelos de coaching em negociação na oficina sobre novas perspectivas para melhoria na habilidade de negociadores em criar oportunidades viáveis às partes, resolver problemas e construir relacionamentos fortes, chegamos a um caso prático real, onde foram oferecidas opções de solução às partes envolvida numa disputa judicial cujo tema era guarda compartilhada e agenda de uso de imóveis de veraneio. Da lide judicial um total de 16 pessoas foram convidadas para dialogar sobre o assunto, primeiro em conjunto, depois em caucus.

Depois de um longo procedimento de abertura de diálogos, negociação, mediação e gestão de conflitos, a equipe se deparou com um contexto típico de Criação de Valores em Controvérsias e o enfrentaram o problema de economizar tempo dizendo simplesmente “não”.

O impasse para os mediadores em treinamento era sobre a o tempo de trabalho na questão verso os resultados que as partes produziam. Como coach em mediação preciso dizer que bater metas e mostrar resultados não é a melhor opção.

Nesse treinamento específico, aprendemos a declinar de solicitações de reuniões não essenciais, pois uma breve leitura da ata de audiência já nos informaria o andamento na esfera judicial, assim como novas questões da vida cotidiana podem ser trazidas por um relato por escrito, simples, direcionado aos mediadores ou ao assistente pessoal de cada parte. A agenda e o plano de ação devem ser simples, claros e direcionados para o combinado. O foco do esforço do mediador é mediar e não fazer terapia.

Anúncios

Seu comentário sincero sempre será muito bem vindo, mas sempre não é todo dia...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s